Você não pode sempre evitar pessoas que trazem muita negatividade à sua vida, mas aqui está o que você pode fazer
RECONHEÇA A SITUAÇÃO
A primeira coisa que você precisa fazer é aceitar que essa pessoa é difícil de lidar e que você precisa minimizar o efeito dela sobre você. Isso não significa que ela é necessariamente uma pessoa ruim; talvez tenha tido um passado difícil, ou está passando por uma situação difícil agora, e seu estresse esteja se manifestando em seu comportamento.
DETERMINE COM QUE TIPO DE PESSOA VOCÊ ESTÁ LIDANDO
Existem diferentes tipos de pessoas difíceis. Aqui estão alguns dos mais comuns:
- Acusadores. Eles nunca reconhecem seus erros e sempre encontram alguém para culpar.
- Pessoas verbalmente agressivas. Elas gritam diante da menor provocação e podem ser chamadas de “irritadiças” ou “explosivas”.
- Reclamões. Reclamar é uma maneira natural de desabafar uma emoção, e nem sempre é ruim, mas quando fazemos isso em demasia e sem um desejo real de procurar soluções, isso se torna tóxica.
- Pessoas medíocres que querem que você seja medíocre também. Essas pessoas são alérgicas ao esforço e arrastam outras pessoas para baixo com elas.
- Pessoas invejosas. Elas estão sempre preocupadas com quanto dinheiro outras pessoas estão ganhando, quanto alguém gastou em algo que acabou de comprar, o que eles têm, e assim por diante.
- Pessoas depreciativas. Elas sempre prestam mais atenção ao que os outros fazem de errado do que no que fazem corretamente, e denigrem os esforços de outras pessoas para que ninguém veja seus próprios erros.
- Pessoas falsas. Elas não construíram uma identidade saudável e forte, então estão constantemente fingindo ser algo que não são, e geralmente atacam pessoas que realmente têm uma personalidade forte.
- Fofoqueiros. A única coisa que eles fazem é falar sobre outras pessoas, não se concentrando exatamente em suas virtudes e conquistas.
Depois de identificar o tipo de pessoa difícil com a qual você está lidando, você pode elaborar um plano mais específico sobre como lidar com ela e como garantir que suas palavras causem menos danos a você e aos outros.
EVITE SITUAÇÕES POTENCIALMENTE NEGATIVAS
Depois de identificar quem é tóxico para você, você pode crescer em empatia por eles e se tornar mais resistente à sua influência. Isso ajudará você a administrar a situação com maior inteligência emocional e, em alguns casos, a aprender a desviar ou evitar os “ataques”. Você precisa analisar a situação para ver o que desencadeia seu comportamento tóxico; você provavelmente descobrirá que há algumas situações que você pode evitar.
É igualmente importante que você estabeleça limites. Isso é especialmente útil quando se lida com fofoqueiros e reclamões. Você pode interrompê-los e tentar transformar a conversa em algo mais produtivo. Por exemplo, se eles estão reclamando, você pode perguntar algo como: “O que você vai fazer para resolver o problema?”.
EXAMINE A MANEIRA COMO VOCÊ REAGE
Não é sua culpa que essas pessoas se comportem da maneira como fazem, e é natural que, quando somos atacados por alguém, possamos ficar chateados e reagir de maneira defensiva ou agressiva. No entanto, com pessoas tóxicas, isso é contraproducente, pois as encoraja a continuar nos provocando. Muitas vezes podemos neutralizar seu efeito sobre nós, não nos deixando ser provocados. Lembre-se: são essas pessoas que têm um problema, não você. Nós não vamos conseguir nada alimentando de volta a toxicidade delas.
INJETAR MAIS POSITIVIDADE EM SUA VIDA
Uma maneira de lidar com uma situação tóxica, especialmente quando é difícil de evitar, é adicionar mais elementos que tragam felicidade à sua vida. Isso pode ser algo como se inscrever em um curso sobre algo que lhe interessa, ler um livro que o enriqueça ou passar mais tempo com pessoas que elevam seu espírito.
MINIMIZE SEU CONTATO COM ELES
Se você não puder distanciar completamente essa pessoa de sua vida, e sente que não há nada mais que possa fazer para ajudá-la ou incentivá-la a mudar, tente minimizar o tempo que você gasta com ela.
NÃO NORMALIZE OU IGNORE SEU COMPORTAMENTO
Embora precisemos nos adaptar, não devemos simplesmente nos resignar e dizer: “Ah, tudo bem, vou deixá-la continuar se comportando dessa maneira, porque ela é simplesmente uma pessoa difícil, e não há nada a ser feito”. É importante deixar essa pessoa saber, da maneira mais amigável e não conflituosa possível, que a atitude dela está afetando você e o grupo. Pode não mudar seu comportamento em geral, mas pode mudar a maneira como ela trata você.
ENCONTRE AJUDA
Não hesite em procurar ajuda. Assim como existem pessoas difíceis à nossa volta, há outras que nos ajudam. Pode haver outras pessoas que pensam a mesma coisa que você sobre essa pessoa tóxica. Se, por exemplo, você está lidando com alguém tóxico no trabalho, você e um colega de trabalho podem conversar com essa pessoa juntos. Sem fazer com que se sinta atacada, você pode ajudá-la a ver que há uma percepção geral de que seu comportamento é problemático e que está afetando negativamente o ambiente de trabalho.
Uma pessoa tóxica não está necessariamente condenada a ser assim para sempre. Todos cometemos erros e temos maus momentos e somos capazes de mudar. Se fomos afetados por uma pessoa tóxica, precisamos perdoar e seguir em frente da melhor maneira possível, e aprender a detectar e lidar melhor com as pessoas tóxicas no futuro. E no caso de sermos culpados pelo mesmo motivo, cada um de nós deve refletir para ver se estamos nos comportando de maneira tóxica em relação a outra pessoa e, em caso afirmativo, trabalhar para mudar isso.